TEQUILA OURO OU PRATA: VOCÊ SABE ESCOLHER A MELHOR?

TEQUILA OURO OU PRATA: VOCÊ SABE ESCOLHER A MELHOR?

Se você curte tequila, já deve ter se perguntado qual categoria é melhor entre tequila ouro ou prata. Será que você deduziu que, por ser ouro, esse tipo é o campeão?

Já adiantamos um fato: a classificação de tequila ouro ou prata não é uma premiação, e a razão dessa denominação na verdade é bem simples. 

Estamos trazendo esses questionamentos aqui para te explicar que o formato e o material dos copos para drinks fazem toda diferença no sabor do coquetel.

Aguçou a curiosidade?

Vem aprender mais sobre a tequila e entender as diferenças entre os tipos dessa bebida maravilhosa. É só assim mesmo que identificamos sua qualidade!

COMEÇANDO DO COMEÇO…

A ORIGEM DA TEQUILA

Antes de aprender a escolher entre tequila ouro ou prata, vamos voltar às origens do destilado e ver suas características.

O México produz uma bebida alcoólica chamada mezcal, feita a partir de pinhas (as hastes) de 30 espécies diferentes de plantas da família agave.

Quando a famosa bebida é produzida no vale de Jalisco a partir de um tipo específico de agave – conhecido como agave azul, ela recebe esse nome específico: tequila!

TIPOS DE TEQUILA

Se você já leu nosso artigo de conhecimentos básicos sobre tequila, já sabe que existem algumas classificações da bebida de acordo com o Consejo Regulador del Tequila (CRT), o órgão mexicano que é autoridade máxima no assunto.

Para começar, existem 2 categorias do produto:

TEQUILA 100% Agave

Nesse tipo, a única fonte de açúcares do destilado é o agave azul. É só nesta categoria que você vai ver escrito 100% agave" no rótulo do produto.

TEQUILA 

Essa categoria antigamente era chamada de mista”, mas o CRT simplificou para somente “tequila". Ela possui uma mistura de tipos de açúcar: Há um mínimo de 51% provenientes do agave azul e o 49% restante de outras fontes, como cana de açúcar ou frutose de milho.

 Em ambas as categorias, existem 5 classes:

PRATA (PLATA) OU BLANCO

OURO (ORO) OU JOVEN

REPOSADO

AÑEJO

EXTRA AÑEJO

É geralmente envasada logo após a sua destilação, ou seja, não passam pelo envelhecimento; mas pode ficar em contato com o carvalho por até dois meses. 

Essa categoria pode ser apenas uma bebida do tipo prata em que se adiciona sabor e corante caramelo. Em casos de 100% agave, trata-se de uma mistura entre uma prata e outra classe da bebida, que já possui uma coloração amadeirada

Ficam de 61 dias a 12 meses em descanso em barris de carvalho

Bebidas com no mínimo 1 ano de envelhecimento. Normalmente são 100% agave

Passam no mínimo 3 anos em descanso em barris

 

NEM TUDO O QUE BRILHA É OURO

Como vimos, os tipos de tequila ouro ou prata definitivamente não estão associados a medalhas olímpicas! Trata-se de mais um mito sobre a tequila que cai por terra a medida que se aprende a degustar a bebida.

Na verdade, essas denominações estão associadas à coloração do líquido de cada um desses tipos. Tanto é que a prata também é chamada de blanco, por ser cristalina. Já a ouro (ou joven) tem uma cor amarelada, puxada para o âmbar. 

De acordo com Clayton Szczech, portador do título "Experto en Tequila" pelo CRT e fundador da empresa Experience Agave, essa coloração característica do tipo ouro pode vir de duas maneiras.
No caso das 100% agave, esse tipo é resultado de uma mistura entre uma blanco e uma classe envelhecida da bebida, que já possui uma coloração amadeirada. 
Em casos de tequila, se adiciona um corante caramelo para chegar na cor desejada. Essa prática é autorizada pelo CRT, mas é importante atentar-se ao rótulo das bebidas que compramos. 

 

Algumas marcas podem cobrar caro por um produto ouro, mas que é apenas uma tequila blanco com adição de corante.

 O VALOR DA TEQUILA PRATA

Agora você vai entender de vez por que, na dúvida entre tequila ouro ou prata, não devemos pensar que a prata fica em 2º lugar! Muitas bebidas desse tipo fazem sucesso pelo mundo e são consideradas de altíssima qualidade.

De acordo com um artigo de 2020 do site BevAlc Insights, que é um centro de dados e insights sobre a indústria de bebidas alcoólicas nos EUA e Canadá, esse foi o tipo mais vendido de tequila dos últimos anos.

Em 2017, a revista Forbes listou as 13 melhores tequilas num artigo em parceria com Jorge Vazquez, expert em tequila e gerente de um famoso bistrô mexicano em Nova York. Nesta lista encontramos nomes como Gran Centenario Plata e Don Julio Silver, bebidas prata premiadas e aclamadas mundialmente.

EXTRAINDO O MELHOR DA PRATA

Além disso, Jorge Vazquez também endossa uma opinião comum no mundo dos especialistas no destilado mexicano: o tipo blanco é idealmente usado em coquetéis e drinks com tequila.

Ele tem um sabor marcante de agave cozido, justamente por não passar pelo longo processo de envelhecimento. Seu toque é inconfundivelmente mais suave comparado às outras classes.

O tipo prata também possui um sabor mais “limpo" e tem maior grau de doçura. Essas características combinam perfeitamente com outros tipos de sabor - não é à toa que esse foi o tipo escolhido para ser usado na Quetzalli. Se você já conhece e gosta, que tal agraciar seus amigos com este drink incrível? Conheça o Kit Presente Quetzalli..

O resultado foi uma harmonização impecável dos ingredientes, como explicamos melhor nesse artigo.

Sabendo de tudo isso, já ficou mais fácil escolher entre tequila ouro ou prata, não ficou? Mas ainda existem outros pontos para saber escolher a bebida ideal para você.

 COMO SABER SE UMA TEQUILA É BOA?

Já que os termos das medalhas olímpicas não são bons para ajudar a escolher entre tequila ouro ou prata, como identificar se um produto é bom de fato?

Ressaltamos que existem vários tipos do destilado e que cada um deles é o ideal em diversos gostos e situações, mas existem alguns pontos para atentar-se na hora de escolher uma bebida de qualidade. 

✔️ PROCESSO DE PRODUÇÃO

A forma como o destilado é produzido é um dos principais aspectos que determinam a sua qualidade, independente do tipo ser tequila ouro ou prata.

O gosto e o aroma são muito influenciados pelas particularidades que cada empresa escolhe para produzir suas bebidas.

Para entender melhor, temos que saber que uma etapa importante do processo de produção da tequila é a hidrólise, uma reação química que quebra os carboidratos do agave.
Essa etapa pode ser feita de duas formas, e a maneira utilizada influencia diretamente no sabor e qualidade do produto final:
Método tradicional: Esse método é utilizado desde os primórdios da produção de tequila. Ele nada mais é do que o cozimento das pinhas no vapor, em grandes fornos de tijolos ou em autoclaves de aço inoxidável.
Difusor: Esse método é mais moderno e barato, permitindo produzir mais tequila em menos tempo.
Isso porque o calor térmico é substituído por reações químicas e enzimáticas dentro do difusor.
Marcas famosas como Jose Cuervo e Sauza utilizam essa maneira, apesar da perda de qualidade no produto final, já que muitos componentes de sabor são perdidos.
Se você quer entender mais sobre esse assunto, confira nosso artigo sobre o processo de produção de tequila.

✔️ MATURAÇÃO DO AGAVE

Além disso, Clayton Szczech nos conta que essa planta demora de cinco a dez anos para atingir a sua maturidade e, quanto mais maduro está, mais açúcares produz, e melhor será o produto. 

O ideal é cultivá-lo por, no mínimo, 8 anos, mas existem marcas de usam a planta maturada por 5.

✔️ ENVELHECIMENTO

Esse não é necessariamente um indicador de qualidade do produto, mas para quem gosta de bebidas mais amadeiradas, tipo whisky, saiba que quanto mais tempo a tequila ficar dentro do barril, mais sabor de notas de baunilha e caramelo é adquirido.

OUTROS PONTOS A SE ATENTAR

✔️ ADIÇÃO DE CORANTES

Como vimos, tequilas do tipo ouro que não são 100% agave geralmente atingem a cor pela adição de corante a um tipo prata.
Neste caso, se você estiver em dúvida para escolher entre tequila ouro ou prata, lembre-se de que talvez não valha a pena pagar mais apenas pelo corante, certo?

✔️ PRODUTOS COM POUCOS INGREDIENTES

Normalmente, produtos com menos ingredientes tendem a ser mais naturais, menos processados e mais saudáveis. Confira o rótulo dos produtos que você consome e, sempre que der, dê preferência aos que têm uma lista menor de componentes.

Se você quiser entender mais sobre esse assunto, confira nosso artigo sobre a tendência de produtos clean label

✔️ TEQUILA 100% AGAVE

Como já vimos acima, as bebidas tipo 100% agave podem ser mais puras e possuem um sabor mais acentuado.

Porém, somente o fato de ser uma tequila deste tipo não assegura que ela seja de qualidade: o processo de produção conta mais na qualidade final do produto!

Aproveite esses novos conhecimentos e venha conhecer a Quetzalli! Nossa matéria prima é de primeiríssima qualidade e somos o único drink pronto à base de tequila feito no Brasil reconhecido e registrado pelo CRT. Não tem como não se apaixonar!

Conclusão

Agora ficou fácil identificar os elementos que garantem o consumo consciente desse néctar mexicano dos deuses. Não se deixe enganar por nomenclaturas olímpicas, ilustrações nos rótulos nem por propagandas enganosas. Na dúvida entre tequila ouro ou prata, procure sempre pelos sinais de um destilado de qualidade em todas as categorias.

Flávia Godoy

Ex guia turística apaixonada por viagens, cultura, papos-cabeça e bons drinks!

0 comentários

Deixe um comentário

Por favor, lembre-se de que os comentários precisarão ser aprovados antes de serem publicados