BEBIDAS FAMOSAS: CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DELAS – Quetzalli

BEBIDAS FAMOSAS: CONHEÇA A HISTÓRIA POR TRÁS DELAS

Responda rápido: o que festas, celebrações, encontros e bares pelo mundo têm em comum? 

Bebidas famosas! 

Segundo o site do Yahoo! Finanças, o mercado global de bebidas alcoólicas movimentou quase $500 bilhões de dólares em 2020, e tem expectativa de crescimento de cerca de 8% nos próximos anos pós-pandemia de Covid-19. 

Dá para perceber a sua força econômica, assim como a importância que as bebidas famosas têm em diversos momentos de nossas vidas, desde refeições até viagens e momentos comemorativos. 

Neste post você vai entender o porquê da fama de alguns drinks mundo afora e aprender curiosidades sobre 10 bebidas famosas vindas de vários cantos do planeta. Acredite: fica muito melhor curtir sua bebida depois de uma imersão como essa!

O que faz uma bebida se tornar famosa?

Já deu para notar a importância dos produtos alcoólicos. Além do mercado movimentar bilhões de dólares por ano, alguns desses produtos fazem parte da identidade nacional de seu país ou região de origem, o que estimula o turismo e a economia dos locais e gera empregos. 

Além disso, bebidas famosas típicas dizem muito sobre a cultura de um país: ela é geralmente produzida a partir de ingredientes únicos daquele lugar, com técnicas super tradicionais e tem seu próprio ritual de consumo, harmonização gastronômica e combinações únicas para drinks. Fama mundial é para poucos!

Confira 10 bebidas famosas e a história delas

CACHAÇA

Impossível não lembrar da cachaça quando pensamos em bebidas famosas, já que ela é a 2ª bebida alcoólica mais consumida do Brasil, segundo o Euromonitor.

Ela é a base da amada caipirinha, que ficou mundialmente famosa  e é indispensável em bares, quiosques de praia e churrascos pelo país.
 A nossa bebida-símbolo nacional é tradicionalíssima e faz parte de nossa história desde os tempos coloniais. Ela é um álcool fermentado à base da cana de açúcar e surgiu no início do século XVI, como subproduto do processo de fabricação do açúcar.

CERVEJA

Essa é a campeã das bebidas famosas mais consumidas no Brasil e no mundo. Em nosso país, se consome mais que o dobro de litros dela do que da cachaça, a 2ª colocada.

A Skol foi a marca mais valiosa de cerveja brasileira em 2020, valendo impressionantes $7.25 bilhões de dólares.

A cerveja é a bebida alcoólica mais antiga do mundo, e temos registros sobre a sua fabricação  de pelo menos 6.000 anos atrás em regiões com grandes quantidades de cereais, como a Mesopotâmia.

Ela foi produzida provavelmente por acaso, quando acidentalmente alguns grãos de cereais foram fermentados durante a noite. 
O drink foi se aperfeiçoando ao longo dos séculos e era consumido pelos egípcios, europeus e outros povos no mundo.

O hábito de consumo de cerveja chegou ao Brasil com a vinda da família real em 1808 e de lá pra cá, se tornou a paixão nacional que é hoje.

VINHO

Esse produto tem um lugar de destaque no Brasil. Em 2020 o mercado brasileiro de vinhos teve um crescimento de mais de 30% em relação ao ano anterior, incluindo o volume de vinhos nacionais e importados consumidos.

Ele é uma das bebidas famosas mais democráticas do mundo, pois opções deliciosas são feitas com vários tipos de uvas em diversos países, agradando diferentes gostos. 

Um bom exemplo da versatilidade da bebida é o vinho do Porto, produzido na região do rio Douro, em Portugal. Lá, o clima é seco e com pouca chuva, resultando em um líquido com maiores concentrações de açúcar. 

Essa variação de vinho recebe uma quantidade extra de álcool em sua produção, resultando em um produto mais encorpado.

Ele foi feito para ser apreciado aos poucos e tomado devagar, e pode ser servido como aperitivo ou na sobremesa. Para conhecer um pouco sobre essa iguaria portuguesa, confira o vídeo da Evino sobre o vinho do porto

GIN

Segundo um artigo da Euromonitor de 2018, o gin foi a bebida que mais cresceu em termos de consumo no mundo em 2017.

O crescimento em território nacional também acompanhou a subida, e desde essa época, cada vez mais marcas importadas entraram no Brasil e vêm conquistando os bares e baladas do país. 

Existem ótimos drinks feitos com o produto, como Gin Tônica e o elegante Dry Martini, mas foi o Negroni (feito com gin, vermute e amaro) que subiu ao pódio como o drink mais pedido no mundo em 2021

Se você quiser provar uma releitura nossa deste e de outros drinks tão amados, confira nossas receitas de releituras de drinks clássicos com Quetzalli.

VODKA

Essa é uma das bebidas famosas mais populares do mundo. Coincidentemente, a vodka é a 5ª bebida mais vendida no mundo e também a 5ª mais consumida no Brasil, com 60,6 mil litros vendidos em 2017. 

O destilado vem das terras frias da Rússia e Polônia e é bastante versátil, já que pode ser produzido a partir de diferentes matérias-primas como batata, arroz, cevada, milho, trigo ou centeio.

O produto é popularmente consumido puro, com gelo ou em diversos drinks, já que também é versátil na hora do consumo. As populares caipiroskas substituem a cachaça na caipirinha e são um sucesso nos bares brasileiros. 

TEQUILA

Muito se engana quem pensa que tequila foi feita para ser tomada somente em shots e para se embebedar. Na verdade, o destilado mexicano de qualidade pode (e deve!) ser apreciado e degustado, como qualquer outra das bebidas famosas. 

Confira neste artigo se realmente estamos apreciando a tequila como ela merece.

O universo da tequila é extremamente rico e existem diferentes tipos da bebida, que variam de acordo com seu processo de produção e com o tempo de envelhecimento do líquido dentro de barris de carvalho. Para entender melhor sobre o assunto, confira este post sobre tudo o que você precisa saber a respeito do destilado.

A tequila 100% agave é o tipo de maior qualidade do destilado, cuja única fonte de açúcares é  uma planta chamada Agave Tequilana Weber. Essa planta apenas se desenvolve em terrenos com clima árido ou em solo vulcânico, além de demorar muitos anos para crescer por completo. 

Essa maravilha mexicana rende ótimos drinks, como a clássica margarita e a Quetzalli, drink engarrafado feito a base de tequila e maracujá!

CHAMPAGNE

Ícone de sofisticação, o drink é tradicional da região francesa Champagne-Ardenne e somente a bebida produzida por lá pode levar esse nome. Também existem tipos semelhantes produzidos em outros países, como a cava da Espanha e o prosecco italiano. 

O drink, que é um vinho branco com maior concentração de gás, foi aperfeiçoado durante o reinado de Luís 14, o famoso Rei Sol francês. Naquela época, a França exportava a bebida e outros artigos de luxo, ganhando a fama de produtora de itens sofisticados. 

Durante a Belle Époque (período do final do século XIX em que a cultura da França se desenvolveu muito), as marcas de champagne mais famosas começaram a fazer propagandas associando o líquido a celebrações. Até hoje, o item é indispensável em momentos de festividades.

SCOTCH WHISKY

Esse produto é muito tradicional no norte europeu, especificamente nas ilhas britânicas (Escócia, Inglaterra e Irlanda). De acordo com um relatório do Instituto de Estudos de Álcool (IAS) do Reino Unido, o mercado de bebidas alcoólicas correspondeu a 2,5% do PIB da região em 2014, sendo que a exportação de Scotch whisky é um dos principais contribuintes. 

O whisky é feito a partir de cevada e é um dos principais itens de exportação da Escócia, que possui diversas destilarias em suas famosas terras altas. O local também conta com grande disponibilidade de água pura, o que dá ainda mais qualidade ao produto.

SAKÊ

A mais conhecida das bebidas famosas japonesas é muito usada como aperitivo, mas também pode ser harmonizada com queijos e pratos da culinária japonesa. 

Ele contém apenas 3 ingredientes: arroz sakamai (é um tipo diferente do que usamos na culinária, já que contém mais amido), água e koji, uma espécie de fungo. 

Segundo um artigo do Mega Sake, site fundado pelo sommelier brasileiro de sakê Fabio Ota, o arroz deve ser polido antes da produção do líquido para que o amido fique exposto em maior quantidade ao processo de fermentação. Quanto mais polido o arroz, mais refinado é o sakê. 
A bebida vem caindo nas graças dos brasileiros nos últimos anos, e diversos drinks foram adaptados para incluí-la em nossos bares, como a caipisakê. Em 2021 ocorreu o 1º Festival do Sakê no Brasil, que contou com especialistas e alcançou milhares de pessoas.

RUM

O Rum, assim como a nossa cachaça, é um subproduto da cana-de-açúcar. A diferença entre eles está no processo de produção: enquanto que o primeiro é feito do melaço fermentado da cana, a cachaça é destilada do caldo da cana fermentado.

Esse produto vem de diversos países do Caribe, como: Cuba, Porto Rico, Jamaica, Martinica, Haiti e Barbados. Cada um deles possui normas e tradições locais para a produção do destilado.

A bebida era muito presente nas expedições marítimas na época das grandes navegações, resultando em sua difusão global e em sua curiosa associação com piratas. 

O rum harmoniza muito bem com sabores doces, como frutas e refrigerantes, oferecendo coquetéis deliciosos como Piña Colada (rum, abacaxi e côco) e a famosa Cuba Libre, que nada mais é do que sua mistura com Coca-cola.

 

E você, tem alguma bebida famosa que mais gosta? Conta pra gente qual o seu drink ou bebida favorita no mundo!

conclusão

Com a variedade de sabores, graduação alcoólica e tipos de bebidas famosas pelo mundo, vale a pena embarcar em uma jornada para degustar e apreciar o melhor que cada garrafa pode nos oferecer.

Atente-se sempre à procedência e ao rótulo dos drinks que você consome, procure produtos artesanais e faça um brinde a esse mundo tão rico!

 

Flávia Godoy

Ex guia turística apaixonada por viagens, cultura, papos-cabeça e bons drinks!

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Buscar nosso site

Carrinho de compras