CLEAN LABEL: A IMPORTÂNCIA DO “RÓTULO LIMPO”

CLEAN LABEL: A IMPORTÂNCIA DO “RÓTULO LIMPO”

CLEAN LABEL

A IMPORTÂNCIA DO "RÓTULO LIMPO"

De uns tempos pra cá, o consumo de alimentos e bebidas processados e ultraprocessados aumentou bastante, principalmente entre os mais jovens. Mas uma nova tendência nutricional, que pode mudar completamente a maneira como nos alimentamos, já ganha espaço nas lojas e nas prateleiras de supermercados: é o movimento Clean label.

 

A demanda por produtos Clean label, ou de “rótulo limpo”, é uma das tendências mais recentes que movimentam a indústria alimentícia. Ela é uma resposta ao fato de que muita gente não sabe o que põe no prato na hora de se alimentar.

Dois em cada três brasileiros declaram desconhecer, por exemplo, a forma como se criam os animais cuja carne eles consomem. O dado é do relatório Consumo às Cegas, do World Animal Protection. E você, já pensou sobre a origem do que consome? Para explicar melhor o conceito de Clean label, trouxemos respostas para as principais dúvidas sobre o assunto. Então, não vá embora sem chegar ao final do post!

Afinal, o que é Clean label?

A ideia principal de um produto Clean label é prezar pela transparência com o consumidor em relação aos ingredientes que fazem parte da sua composição. Outro diferencial dessa categoria de produto é não usar aromas, corantes sintéticos, acidulantes, antioxidantes ou qualquer outro tipo de aditivo químico na sua produção.

Embora o “rótulo limpo” não seja um selo ou uma classificação usada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), podemos dizer que os produtos Clean label são, sem dúvidas, opções mais saudáveis de alimentos e bebidas, pois são feitos com ingredientes de verdade, sem agrotóxicos.

Quais são os benefícios do Clean label?

 

Veja agora os benefícios que estão associados ao consumo de alimentos e bebidas com o “rótulo limpo”.

Redução de gorduras, sal e açúcares na alimentação  

Os produtos Clean label são produzidos apenas com ingredientes 100% naturais e são minimamente processados. Essas características permitem que você evite o excesso de gorduras, sal e açúcares na dieta, além de todos os problemas de saúde relacionados, como pressão alta, diabetes e obesidade. 

Sem aditivos cancerígenos no prato

Quando o assunto são os alimentos processados, as dúvidas mais comuns estão relacionadas aos riscos de aditivos para a saúde e se eles podem ser cancerígenos. O fato é que, sim, o consumo em excesso de determinados conservantes por muito tempo pode ser cancerígeno, além de aumentar o nível do colesterol do sangue. Os conservantes estão na maior parte dos alimentos processados, como chocolates, refrigerantes, sucos, carnes e refrigerantes muito concentrados.  Em artigo publicado no Portal Drauzio Varella, a jornalista Tainah Medeiros explica que alguns dos conservantes que devem ser consumidos com moderação são o Ácido benzoico (benzoato), Sulfato de sódio e Nitrito (potássio e sódio). O ideal é sempre conferir se os produtos não contêm aditivos que podem prejudicar a saúde. 

Menos riscos para pessoas com alergias 

Pessoas com algum tipo de alergia ou intolerância na alimentação precisam estar sempre atentas na hora de fazer as compras. O problema é que nem sempre os produtos são claros em relação aos ingredientes presentes na composição, o que pode ser um problema grave.  Em meio a todas as composições químicas em letras minúsculas na embalagem, quem tem algum tipo de alergia alimentar prefere ficar sem comprar o produto do que enfrentar o risco de ter um problema de saúde. Por outro lado, quando os ingredientes são simples, concisos e claros na embalagem, tudo fica mais fácil!

Clean label: a importância do “rótulo limpo”

Como saber se o produto é Clean label mesmo?

Como o rótulo limpo ainda não tem um selo de comprovação no Brasil, três características podem ajudar você a identificar um produto Clean label

 

  • lista de ingredientes curta e simples: os ingredientes precisam ser poucos, com nomes simples e identificáveis para o grande público. 
  • composição 100% natural: os ingredientes do produto devem ter origem natural, sem agrotóxicos ou aditivos; 
  • produto minimamente processado: produtos que passaram por poucas transformações. Então, se a embalagem tem uma lista imensa e indecifrável de ingredientes, o produto não é Clean label. 
Certifique-se desses critérios não só quando for ao supermercado, mas também quando comprar comidas e bebidas virtualmente.

Quais são as opções de produtos Clean label?

Qualquer produto pode ser enquadrado como Clean label, tanto alimentos quanto bebidas. Quer um exemplo? A Quetzalli é um drink engarrafado composto por quatro ingredientes: limão, maracujá, tequila e caldo de agave. Sem corantes, aromatizantes ou qualquer outro aditivo!.

Produtos Clean label são menos processados?

Alimentos naturais, processados e ultraprocessados. Afinal, o que tudo isso significa? É o que muita gente não sabe dizer ao certo. Porém, essas três categorias não são nada complicadas. 

Quando falamos em processamento, estamos falando sobre um processo de adição de conservantes no alimento para que ele se mantenha bom para consumo durante mais tempo do que sem os conservantes.  Produtos ultraprocessados, então, passam pela adição severa de aditivos químicos. No outro polo, os produtos in natura não sofrem qualquer alteração para o consumo. Os produtos Cleal Label costumam ser minimamente processados, ou seja, submetidos a processos de limpeza, remoção de partes indesejáveis, refrigeração, entre outros processos que não envolvem adição de açúcar, sal, gorduras, óleos ou outras substâncias.

Clean label: a importância do “rótulo limpo”

Como incentivar o movimento?

 

Incluir os produtos Clean label na alimentação é simples, basta tomar o cuidado de substituir os alimentos e bebidas cheios de conservantes por opções mais simples, saudáveis e transparentes em relação aos seus ingredientes. 

Ah, e isso vale tanto para as refeições de rotina quanto para os momentos de lazer e diversão. Vá em busca das empresas que se preocupam com a sua saúde e seu bem-estar! 

Poucos ingredientes, transparência nas embalagens e nomes descomplicados na lista: os produtos Clean label são a solução das empresas alimentícias à crescente demanda da sociedade por alimentos mais naturais. Comece a incentivar esse momento e ainda melhorar sua qualidade de vida. É simples, vá em busca dos produtos com "rótulo limpo”. 

Como vimos, a Quetzalli é um exemplo de bebida sem conservantes ou outros aditivos químicos. Mas o que você ainda talvez não saiba é como a bebida foi pensada para agradar um público cansado do mais do mesmo. Então, confira agora tudo sobre a Quetzalli!

Raphael Alves
A freelance web designer based in Australia