O SIGNIFICADO DA QUETZALLI

Logo-o-que-significa-quetzalli

A TAL DA QUETZALLI

A gente sabe que você deve estar super curioso querendo saber que raios é essa tal de Quetzalli. Por isso, resolvermos escrever esse texto aqui para te ajudar a entender um pouco mais sobre o nosso xodó!

De uma forma chata e simples, a Quetzalli é uma drink engarrafado, uma bebida alcoólica mista feita somente com quatro ingredientes: tequila, maracujá, limão e calda de agave. Ela podia ser só mais uma daquelas bebidas prontas quaisquer, mas é muito mais do que isso, pois é cheia de personalidade!

A Quetzalli é feita com tequila de verdade e fruta de verdade, sem corantes, conservantes ou nenhum outro "ante". É uma mistura natural, deliciosa e refrescante, pronta para beber trincando ou ao natural. A maior preocupação da Quetzalli é ser um produto que as pessoas realmente gostem. Não é querer agradar a todo mundo, mas quem gostar, vai gostar porque é bom demais. Ela é o resultado mágico da junção entre o que há de melhor na cultura do México e do Brasil e foi pensada para ser uma experiência completa, que aguça os 5 sentidos. Por isso, foi feita para todos que querem provar algo único e vivenciar uma experiência nova!

 

A ORIGEM DO NOME

O nome quetzalli tem origem na língua nahuatl, idioma do povo asteca cujo significado é pena vistosa, ou cauda emplumada. Esta palavra é a origem etimológica tanto para a denominação da espécie de pássaro quetzal replandecente, como para o nome do Deus Quetzalcoatl, muito presente na mitologia asteca. 

Essas duas figuras - o quetzal e o Quetzalcoatl - se misturam na história da nossa bebida, como você está prestes a descobrir: A lenda asteca diz que, lá no início, os céus eram dominados por uma deusa maligna, chamada Tzitzimtl. 

Naquele tempo, ela roubava a luz e deixava a Terra sempre na escuridão. Cansado disso, Quetzalcoatl, deus da luz, do ar e da criação, se transforma em uma serpente emplumada e vai aos céus, para confrontar a deusa. Porém, ao invés de encontrar Tzitzimtl, ele encontra a neta dela, Mayahuel, a deusa da fertilidade, que era sua prisioneira. Quetzalcoatl, apaixonado por Mayahuel, resgata a deusa e juntos fogem para viver seu amor. 

Para escapar da fúria de Tzitzimtl, o casal se transforma em um par de árvores, plantadas lado a lado, para que quando o vento soprasse, suas folhas pudessem se tocar. Mesmo com todos os seus esforços, eles são encontrados e Tzitzimtl mata Mayahuel.

 

POR QUE QUETZALLI?

Ao escutar o nome Quetzalli, muita gente acha esquisito e nem sabe direito como se pronuncia. Já perdemos as contas de quantas vezes nos sugeriram trocar o nome da bebida por algo mais simples e fácil de falar. Sabemos que, a primeira vista, Quetzalli pode não parecer a melhor escolha de nome para qualquer coisa, inclusive para uma bebida, por ser uma palavra estranha e difícil de pronunciar. Mas, acredite, esse nome é cheio de significado e reflete muito daquilo que o produto é e defende. E, assim que você entender, temos certeza de que vai concordar com a gente!

 

A LENDA DA TEQUILA

Devastado, Quetzalcoatl enterra os restos de sua amada e jura vingança à deusa maligna. Então, ele a mata e se transforma em um herói ao devolver a luz à Terra. Mas, sua tristeza não diminui. Todas as noites ele visitava o túmulo de Mayahuel e chorava sobre ele. Comovidos com tal situação, os outros deuses decidem confortá-lo e fazem nascer dos restos da árvore de Mayahuel uma planta mágica, regada pelas lágrimas de Quetzalcoatl. Esta planta é o agave do qual ele beberia o elixir, a tequila, para encontrar o conforto que tanto buscava.

 

O SIGNIFICADO DO QUETZAL

O quetzal-resplandecente (Pharomachrus mocinno) é um pássaro lindo que habita as florestas tropicais do México e da Guatemala. Famoso por sua plumagem vibrante, o macho tem uma cauda longa que fez com que a espécie ganhasse o apelido de “serpente de penas”. Na época dos impérios maia e asteca, era considerado uma ave sagrada e representava o deus Quetzalcoatl. Suas penas eram usadas para formar cocares usados pelos governantes e também participavam de rituais - sem violência contra os bichinhos! É uma ave tranquila, que come frutas e possui um ritual de procriação bem diferente. O macho e a fêmea constroem juntos o ninho, geralmente escondido dentro de uma árvore oca. Eles se revezam para chocar os ovos e, quando o macho entra no ninho para cumprir seu turno, ele gira e deixa sua cauda longa para fora da árvore.

O Quetzal não consegue sobreviver em cativeiro por muito tempo, morrendo de tristeza dentro de sua gaiola e, por isso, ele se tornou símbolo da liberdade. Uma história também conta que o quetzal costumava cantar muito, mas que se calou com a chegada dos espanhóis e a escravidão da América Latina, e que ele só vai voltar a cantar quando o povo for verdadeiramente livre de novo.

 

POR ISSO, QUETZALLI!

Se você é espertinho, já percebeu alguns pontos nessas duas histórias que fazem parte do contexto da Quetzalli, coisas que estão presentes na nossa comunicação visual, na comunicação verbal e até mesmo nos princípios e composição do produto. Mas, se ainda te restam dúvidas, estamos falando de tequila, de misticismo e magia, de liberdade, de frutas, de amor, de igualdade, de tropicalismo, de Brasil e de México, de rituais, de pássaros, de inconformismo e da luta por um grande ideal. Isso tudo reflete a essência da Quetzalli. 

E aí, já deu para se apaixonar pela Quetzalli junto com a gente? Se você quiser saber mais, pode entrar na nossa home page, ou, se você já conhece o nosso produto, temos várias dicas de drinks também!

Neste post você encontra receita de drinks fáceis, e neste post te mostramos releituras de coquetéis famosos usando Quetzalli.

Mariana Migliano

Co-fundadora