DESCUBRA O QUE É TURISMO GASTRONÔMICO E OS MELHORES EXEMPLOS

DESCUBRA O QUE É TURISMO GASTRONÔMICO E OS MELHORES EXEMPLOS

Descubra o que é turismo gastronômico e os melhores exemplos! 

O turismo gastronômico ganha cada vez mais adeptos no mundo. Se você é amante da boa comida e bebida, talvez já faça parte do grupo. Isso porque os viajantes não querem apenas aproveitar as paisagens e as edificações exóticas para tirar lindas fotos. Hoje, cresce a busca por experimentar a cultura gastronômica local nas viagens.

Esse é um motivo tão recorrente para os aventureiros que a Organização Mundial do Turismo (OMT) realiza, desde 2015, o Fórum Mundial de Turismo Gastronômico. O evento reúne especialistas para identificar práticas de turismo gastronômico e promover a tendências como um fator para o desenvolvimento sustentável das nações.

Então, se você pretende se aventurar por destinos desconhecidos nos próximos anos, vale a pena conhecer mais sobre o turismo gastronômico. Não vá embora sem ver como esse é um jeito interessante de aprender sobre novas culturas através da culinária.

Variedade de frutas na cor roxa, simbolizando o turismo gastronômicoProcesso de produção artesanal de queijo

Afinal, o que é turismo gastronômico?

 

O bom turismo gastronômico é uma maneira de explorar a culinária além do prato, ou seja, conhecer de perto as influências, a cadeia de produção, as histórias e as lendas que estão por trás da criação de uma comida típica ou bebida. Esse é, sem dúvidas, um tempero extra que faz a diferença na experiência que temos com a alimentação. 

Por isso, gostamos de dizer que o turismo gastronômico valoriza a culinária como patrimônio da humanidade, uma atividade por onde conseguimos identificar a identidade regional de um povo, a relação entre a sociedade e a alimentação.  

Praticar o turismo gastronômico, portanto, vai muito além de andar com uma lista de restaurantes para visitar quando chegar ao destino.   

É uma atividade que engloba, por exemplo, visitar feiras e mercados locais, sair para experimentar comidas de rua e aprender sobre a produção de um alimento. Os afazeres são infinitos, variam de acordo com os destinos e envolvem uma série de atores: restaurantes, mercados, fazendas, barracas de rua, galerias, etc.

 

 

Quais os benefícios do turismo gastronômico? Por que apoiar?

 

Se você já é leitor assíduo do nosso blog, já deve saber que gostamos muito de falar por aqui sobre os significados e a cultura por trás da Quetzalli.  

A gente sabe que muita história cabe nos sabores e nas sensações envolvidas no momento de experimentar uma boa bebida. É por isso que o turismo gastronômico é algo que está em nosso leque de coisas legais. Veja algumas vantagens de apoiar esse tipo de experiência: 

Estimula o desenvolvimento econômico local 

Além de ter uma experiência mais próxima e enriquecedora, o viajante que aproveita as atividades do turismo gastronômico ajuda a desenvolver a economia de muitas regiões que dependem desse tipo de negócio para manter boas condições de vida. 

 

As atividades do turismo gastronômico aproximam as pessoas das diferentes camadas da produção alimentícia, o que é uma experiência interessante e capaz de gerar vários aprendizados para quem participa. 

Fortalece a conexão das pessoas com os alimentos 

Um novo conhecimento se constrói com informações de qualidade, mas é uma experiência agradável que realmente pode marcar uma pessoa para sempre. Por essa razão, o turismo gastronômico é um excelente jeito de valorizar a conexão entre as pessoas, os lugares e os alimentos, seja no exterior, seja no próprio Brasil. Muita gente não sabe exatamente o que coloca no prato quando se alimenta, e isso se deve em grande parte à falta de transparência na relação que temos com os alimentos.  Então, além de ficar por dentro da tendência do “rótulo limpo”, vale a pena visitar produtores locais, visitar feiras e fazer outras atividades de turismo gastronômico.

fruta pinha da araucária, da qual se tira a semente, o pinhão, comida típica do sul do Brasil
Rolhas de vinho da Casa Fontanari, vinícula de Bento Gonçalves no Rio Grande de Sul, Brasil

Quais os melhores destinos?

Atrativos para o turismo gastronômico é o que não faltam. Confira alguns destinos no Brasil e no exterior.

No Brasil 

 O turismo gastronômico no Brasil é um dos fortes motores da nossa economia. Não é só os estrangeiros que vêm para cá e conhecem a nossa culinária, pois os brasileiros circulam bastante entre as cinco regiões do país. 

No Norte, por exemplo, aproveitamos para conhecer as comidas e a produção alimentícia que envolve a castanha e o açaí, dois ingredientes típicos da região. 

O Nordeste, além de ser reconhecido pelos frutos do mar, é onde encontramos com facilidade pratos como carne de sol, tapiocas e o bom acarajé baiano. 

O Sudeste surpreende com variedades, como o pão de queijo, feijão tropeiro e os lanches paulistanos. 

O Sul, com as suas influências alemãs, italianas e polonesas, faz sucesso com os turistas, principalmente se pensarmos nos vinhos do Rio Grande do Sul e o pinhão do Paraná.  

O Centro-oeste também não fica atrás no quesito influências, sobretudo de outras partes do país. Entre as opções da região, destacam-se as carnes exóticas de Brasília, o caldo de piranha em Campo Grande, o arroz com pequi de Goiás, entre outras.

 

 

No Exterior

Se você pensa em aproveitar o turismo gastronômico em outros países, o cardápio de opções é vasto. Nos cinco continentes, é possível encontrar ótimos passeios para experimentar todo tipo de iguaria que você pode imaginar. Nossa sugestão especial fica na América Central, mais especificamente no México. Estamos falando da pequena cidade mexicana chamada Tequila, o berço do destilado mais famoso do mundo.  Lá, você pode acompanhar de perto o processo de produção da tequila em uma visita guiada, além de visitar o Museu Nacional da Tequila, localizado em um velho casarão do século XIX. É uma ótima oportunidade de conhecer a história da bebida! 

 

Plantação de agave azul, planta utilizada na produção de tequila

Como explorar novos sabores sem sair de casa? 

Quem não quer esperar a próxima viagem para experimentar novos sabores pode contar com a internet. Não é difícil encontrar lojas virtuais que enviam comidas e bebidas cheias de história para o Brasil inteiro! E aí, gostou de conhecer o turismo gastronômico?

 

Além de ser uma importante aliada do desenvolvimento econômico de destinos que dependem do turismo, a atividade pode ser uma experiência transformadora para quem a aproveita. E como vimos, você também pode aproveitar a internet para explorar novos sabores sem sair de casa. Então, para conhecer mais de perto os sabores e as receitas que dá pra fazer com Quetzalli, visite agora o nosso site e aproveite para adquirir sua garrafa!
Descubra o que é turismo gastronômico e os melhores exemplos!

RAPHAEL ALVES