Nosso compromisso com vocês.

Aqui na Quetzalli, nosso maior compromisso é com vocês. Queremos levar até sua casa um produto que seja fácil de entender, gostoso, natural, fresquinho e com um preço que faz sentido. Parece simples, né? Mas a gente sabe que ainda temos uma jornada pela frente para alcançar tudo o que sonhamos.

Passamos dias e noites pensando em como podemos melhorar. Como criar algo que arranque sorrisos, que seja tão bom que vocês queiram compartilhar com quem amam? A resposta é sempre a mesma: priorizar o frescor, a qualidade e a transparência.

Por isso, nosso estoque nem sempre é grandão. E sabe por quê? Porque trabalhamos com ingredientes de verdade. As frutas que usamos têm safra, sazonalidade, e nem sempre estão disponíveis o ano inteiro. A nossa calda de agave é orgânica, e a tequila que usamos vem direto do México — legítima e autêntica, como deve ser. Tudo isso faz parte do nosso compromisso de entregar um produto que pareça acabado de ser feito, do jeitinho que a gente acredita que deve ser.

Além disso, estamos sempre buscando novos sabores, fornecedores e formas de surpreender vocês, sem abrir mão da qualidade. Essa busca pelo frescor e pela naturalidade nos desafia, mas também nos inspira a criar algo único.

No fim das contas, nosso maior compromisso é com vocês e com a experiência que queremos proporcionar. Um drink que faça cada momento valer a pena, sem comprometer o que acreditamos: naturalidade, sabor e preço justo.

Obrigada por confiar na gente e por fazer parte dessa história. É por vocês que seguimos inovando e buscando sempre o melhor.

COMIDAS TÍPICAS DO MÉXICO: COMO FAZER 7 RECEITAS

COMIDAS-TÍPICAS-DO-MÉXICO-COMO-FAZER-7-RECEITAS Quetzalli

Quem ama o mundo gastronômico sabe: a mesa mexicana é rica em sabores, cores vivas e misturas. O que se come no México é resultado de uma fusão milenar e cultural entre os povos das civilizações antigas Astecas, Maias, outros povos indígenas e de países europeus colonizadores, como a Espanha. 

Essa fusão deu tão certo que em 2010 a Unesco declarou a gastronomia mexicana como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade! Fato que deixou as comidas típicas do México mais conhecidas no mundo todo.

É aprofundando na culinária de um lugar que conhecemos novos sabores e aprendemos mais sobre a cultura de um país. Então, vem descobrir quais são as principais comidas típicas do México e ainda aprender as receitas!

Quais são os ingredientes típicos do México?

Os ingredientes típicos da mesa mexicana são pimentas variadas, milho, feijão, abacate e carnes.

A história pode nos explicar o uso desses ingredientes típicos do México. Inclusive, há registros de povos indígenas da região cultivando milho e pimentas desde antes de Cristo!

As pimentas tinham o mesmo uso de hoje em dia: acentuar o sabor e dar aquela graça a mais aos pratos. Esse costume é tão popular que não encontramos só o tempero nas comidas típicas do México, mas também em drinks, sobremesas e molhos. 

O milho foi a base da alimentação dos povos regionais por milênios e hoje é um elemento muito usado para fazer outros pratos famosos, como veremos abaixo. Haja criatividade para tanto uso!

Como fazer 7 comidas tÍpicas do México 

Já que este papo pode estar te dando fome, vamos ao que interessa: listamos 7 dos principais pratos típicos do México!

Anote tudo e coloque em prática essas receitas maravilhosas, e claro, coloque sua Quetzalli para gelar enquanto cozinha. O drink que é fusão entre Brasil e México vai muito bem nesse mood de combinações de sabores!

1. Guacamole

Com certeza, o guacamole é uma das mais famosas comidas típicas do México, e tem uma história muito antiga. Inclusive, acredita-se que ele tenha sido criado pelos Toltecas há milhares de anos.

No Brasil, esse purê salgado de abacate deu um novo uso da fruta, já que por aqui temos a tradição de usar o ingrediente em receitas doces (quem não se lembra de tomar um creme de abacate na infância?). 

O guacamole é servido como acompanhamento de outros pratos, como saladas, nachos, carnes ou sanduíches, e pode ser servido acompanhado de sour cream e pico de gallo. Já que o abacate é delicado, faça o prato e sirva na hora!

Receita de guacamole

Ingredientes
  • 1 abacate brasileiro médio (atente-se ao ponto: ele deve estar macio ao ser apertado) ou um avocado
  • 1 tomate grande sem sementes
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho socados
  • 1 maço de coentro
  • 1 pimenta malagueta sem sementes
  • suco de 1 limão grande
  • azeite extra virgem
  • sal
Modo de preparo

Descasque e amasse o abacate com um garfo. Vá acrescentando o alho socado, o suco de limão, sal e azeite a gosto e misturando bem.

Pique bem a cebola, o tomate, o coentro e a pimenta. Em seguida, adicione esses ingredientes picados ao "purê" de abacate. Pronto!

2. Tortilla

Entre as comidas típicas do México, a tortilla tem um lugar de destaque. Isso porque ela é versátil, criada para ser a base de outros pratos, como tacos e burritos.

Elas são um tipo de pão ou panqueca feitas de trigo ou milho, e podem ser servidas tostadas, frias ou quentes, dependendo do acompanhamento escolhido. A imaginação pode rolar solta na hora de combinar essa iguaria deliciosa!

Receita de tortilla

Ingredientes
  • 250g de farinha fina de milho
  • 250g de farinha de trigo
  • 15g de sal
  • 250ml de água
  • 20ml de óleo
Modo de preparo

Junte todos os ingredientes secos em uma tigela grande, e vá adicionando a água aos poucos até formar uma massa compacta.

Em seguida, junte o óleo e misture até ficar homogêneo e deixe a massa repousar por dez minutos.

Divida a massa em oito bolinhas, mais ou menos do tamanho de um limão.

Abra a massa com um rolo, polvilhando um pouco de farinha na mesa para não grudar. Faça discos redondos e finos.

Em uma frigideira quente e sem óleo, com fogo alto, ponha o disco e deixe até dourar.

Vire o lado da tortilla a cada quatro ou cinco minutos para dourar os dois lados.

3. Nachos

Os nachos conquistaram fama em filmes e séries americanos, por serem uma entrada muito tradicional na América do Norte. Por isso, estão entre as comidas típicas do México que mais aparecem mundo afora.

Basicamente, são tortilhas de milho em forma de triângulo e assadas para ficarem bem crocantes.

Eles vêm acompanhados de vários pratos, como guacamole, queijo derretido, sour cream, carne moída… e claro, muita pimenta!

Receita de nachos

Ingredientes
  • 1 ovo
  • 3 sachês de tempero pronto sabor carne
  • 1 ½ xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de farinha de milho
  • 1 colher de chá de páprica picante
  • ½ xícara de chá de água
  • Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e vá adicionando a água aos poucos, mexendo bem até a mistura ficar homogênea e sequinha. Sove a massa na tigela até que ela não grude mais nas mãos. 

Jogue a farinha sobre a mesa e a massa, e abra a massa com um rolo. Fure toda a massa com a ponta de um garfo.

Com uma faca, faça linhas horizontais e verticais com aproximadamente 10 cm de distância (como um jogo da velha) e corte os quadrados em diagonal, para que a massa fique toda em triângulos.

Frite os triângulos aos poucos em óleo bem quente. Assim que a massa dourar, retire do óleo e deixe escorrer em uma peneira. Está pronto!

4. Burrito

Este prato é um dos mais conhecidos e populares entre todas as comidas típicas do México, sendo exportados para vários países.

Basicamente, o burrito é a massa da tortilla enrolada e que contém bastante recheio, como carne moída, queijo, cebola, tomate e vegetais. 

É claro que a versatilidade do prato também permite que você coloque a imaginação para funcionar e recheie como quiser, afinal, a massa é neutra e combina com tudo!

Nesta receita, te damos uma sugestão de um dos recheios mais tradicionais do burrito: com carne moída, alface, tomate, cebola e queijo. Para a massa, é só fazer a receita de tortillas, ou comprar massa pronta.

A combinação de sabores é perfeita para quem gosta das comidas típicas do México!

Receita de burrito

Ingredientes
  • Carne moída refogada e temperada a gosto
  • Alface em tiras bem finas
  • Tomate e cebola bem picadinhos
  • Queijo prato ralado
Modo de preparo

Os ingredientes do recheio devem ser colocados em camadas. Primeiro, coloque uma pequena porção da carne no centro da massa aberta, distribuindo até as pontas. Por cima dela, distribua o alface.

Depois, coloque o tomate com a cebola, e por fim, o queijo. Também podem ser adicionados molhos ou pimenta de sua preferência.

Feche o burrito enrolando o recheio ao levar cada ponta da massa para a sua lateral oposta.

5. Chilli

Este representante das comidas típicas do México é um ótimo exemplo da fusão gastronômica do país: ele une a carne moída trazida pelos europeus com pimenta, feijão e massa feita com milho, ingredientes cultivados pelos povos locais.

O resultado é uma comida muito saborosa e perfeita para ser acompanhada por nachos ou tortillas. 

Receita de chilli

Ingredientes
  • ½ kg de carne moída
  • ½ kg de feijão cozido sem caldo
  • 3 tomates médios cortados em cubos
  • 1 pimentão verde pequeno cortado em cubos
  • 1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubos
  • 1 cebola média cortada em cubinhos
  • 3 dentes de alho amassados
  • 4 colheres de sopa de óleo de soja
  • 1 tablete de tempero pronto sabor carne
  • 1 litro de água fervente
  • Sal e cominho a gosto
  • Molho de pimenta a gosto
Modo de preparo

Em uma panela grande, doure a cebola e o alho em óleo. Em seguida, acrescente a carne moída e vá mexendo por 3 a 4 minutos.

Adicione os temperos aos poucos: o cubo de tempero pronto, cominho e molho de pimenta, e salgue a gosto.

Acrescente os tomates e pimentões e refogue por mais alguns minutos. Por último, adicione os feijões e a água fervente.

Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, mas atente-se para que os feijões não fiquem muito cozidos. 

6. Cochinita Pibil

Para quem busca variedade de sabores entre as comidas típicas do México, a cochinita pibil vai agradar. Trata-se de um prato da província de Yucatán com carne de porco marinada em laranja e diversos condimentos, resultando em um sabor único.

Além disso, a cochinita pibil é tradicionalmente cozinhada no forno envolvida em folhas de banana-da-terra, fazendo do ritual muito especial. 

Apenas lembre-se de passar os dois lados da folha em uma boca do fogão com fogo baixo antes de assar o prato. Isso faz com que as folhas fiquem maleáveis e não se quebrem durante seu uso.

Depois de preparado, a carne é colocada em uma conserva e pode ser servida em tacos, tortillas ou com saladas. 

Receita de cochinita pibil

Ingredientes
  • 1 kg de pernil sem osso
  • 2 colheres de sopa de sal
  • ½ xícara de chá de urucum em pasta
  • 3 pimentas negras
  • 1 colher de café de: canela, cravo, cominho e orégano.
  • 3 dentes de alho
  • 1 litro de suco de laranja
  • Folhas de bananeira
  • Cebola roxa em conserva
  • 200g de cebola roxa fileteada
  • 1 xícara de vinagre
  • Suco de 2 limões
  • Sal, orégano e pimenta a gosto
Modo de preparo

Tempere o pernil com sal. Bata num liquidificador o urucum, pimenta, canela, cravo, cominho, orégano, alho e suco de laranja. Depois, deixe marinando a carne no líquido por no mínimo 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 180 graus e prepare a forma com as folhas de bananeira previamente esquentadas. Envolva a carne marinada nas folhas e asse tudo por 2 horas.

Para a conserva, corte as cebolas bem finas e as coloque em uma vasilha com o suco de limão e o vinagre. Deixar repousar. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto.

7. Pozole

Este prato é um dos mais populares e tradicionais entre as comidas típicas do México. 

Ele é uma sopa feita de milho que leva carne de porco ou de galinha, servida com vegetais e outros ingredientes característicos, como cebola, queijo e outras delícias.

 Nossa receita traz também um molho verde para acompanhar. A combinação dá água na boca!

Receita de pozole

Ingredientes
  • 1 kg de milho branco em lata (do tipo nixtamalizado ou choclo)
  • 500 g de carne de porco em cubos
  • 2½ litros de água
  • 1 hoja santa / erva-de-santa-maria
  • ½ cebola branca
  • 1 dente de alho
  • sal

Para o molho verde:

  • 500 g de tomate verde
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 2 unidades de pimenta jalapeño/cuaresmeño
  • ½ litro de água
Modo de preparo

Lave e escorra bem o milho. Depois, coloque em uma panela de pressão a água, o milho, a carne, a hoja santa, a cebola, o alho e sal. Cozinhe por 1 hora.

 Enquanto isso, prepare o molho verde: coloque em uma panela com água os tomates, a cebola, o alho e a pimenta sem as sementes. Cozinhe em fogo médio por 20 minutos, depois bata e reserve.

Quando o milho  já estiver cozido, retire da panela a cebola, o alho, a hoja santa e a carne. Acrescente o molho verde, ajuste o sal e cozinhe mais 15 minutos. Adicione novamente a carne que havia sido cozida. Pronto!

 

Agora que você conheceu mais sobre a fusão da gastronomia mexicana, conheça mais sobre a fusão de tequila e maracujá que resultou na Quetzalli.

Neste post você aprende sobre os quatro ingredientes desse drink que traz o melhor do Brasil e do México!

Conclusão

Como vimos, as comidas típicas do México vão além dos pratos mais conhecidos e oferecem muita variedade de sabores e misturas para todos os gostos. 

Como a gastronomia mexicana tem personalidade e nos leva a novas experiências, se aventure na cozinha e teste essas receitas! Você vai se surpreender com toda a riqueza que o México pode nos oferecer!

 

 

 

Flávia Godoy
Ex guia turística apaixonada por viagens, cultura, papos-cabeça e bons drinks!

0 comentários

Deixe um comentário

Por favor, lembre-se de que os comentários precisarão ser aprovados antes de serem publicados