QUAL A MELHOR TEQUILA: CONFIRA AS DICAS DE COMO ESCOLHER A SUA!

QUAL A MELHOR TEQUILA: CONFIRA AS DICAS DE COMO ESCOLHER A SUA!

Diante de tantas opções disponíveis no mercado, você já se perguntou qual a melhor tequila para escolher?

 

Cada vez mais vemos diferentes opções da bebida no mercado. Isso porque sua produção vem crescendo ao longo dos anos. 

Segundo um artigo publicado pela UOL em 2020, a produção passou de 312 milhões de litros em 2018 a 351,7 milhões em 2019, ou seja, ela cresceu 12%. 

Com isso, diversas marcas e tipos do destilado mexicano invadem as prateleiras e podem nos deixar confusos na hora de decidir qual a melhor tequila. 

Neste artigo, te apresentamos alguns pontos importantes que ajudam na hora de escolher a melhor bebida, te ensinamos as diferenças entre as classes do destilado e como apreciar uma boa tequila.

Como escolher a melhor tequila

Já que existem variações da bebida em relação a sabor e aroma, cada um desses tipos pode ser o ideal para cada gosto e situação. 

Por isso, lembre-se que responder a pergunta "qual a melhor tequila?" não é tão simples.

Quais são os pontos mais importantes para a escolha da sua melhor tequila?

1. PORCENTAGEM DE AGAVE

Para entender esse item, temos que saber que existem dois grupos do destilado:

Tequila

Esse tipo contém no mínimo 51% de agave, que é a planta que dá origem à bebida mexicana, como fonte de açúcar.

Os 49% restantes vêm de outras fontes, como cana de açúcar, beterraba ou frutose de milho.

Já dá para notar que esse grupo leva ingredientes menos nobres de fermentação, fazendo com que a bebida seja mais doce e artificial. 

Estes tipos são encontrados com facilidade, como a Jose Cuervo Especial e a Sauza Silver e Gold.

Tequila 100% Agave

Esse é o único grupo que recebe um selo de 100% agave na embalagem (o que já facilita na hora da procura!).

A única fonte de açúcar desse produto é o agave, que faz com que ele seja mais puro e natural. 

Esse grupo também tem maior rigor na produção, é refinado e bem saboroso. 

Como se não bastasse, esse tipo tem menos chance de te deixar com ressaca no dia seguinte.

Vale a pena levar tudo isso em conta na hora de pensar em qual a melhor tequila, certo?

2. MATURAÇÃO DO AGAVE

Segundo Clayton Szczech, portador do título "Experto en Tequila" e fundador do site Experience Agave, essa planta demora de cinco a dez anos de cultivo para atingir a sua maturidade.

Quanto mais maduro o agave estiver na hora da colheita, mais açúcares produz, e melhor será o produto. O ideal é cultivá-lo por, no mínimo, 8 anos.

Se você quer entender sobre esse assunto super interessante, dê uma olhada em nosso artigo sobre o processo de produção de tequila.

3. ENVELHECIMENTO

Esse método não é obrigatório para que uma tequila seja de qualidade, mas para os que apreciam produtos envelhecidos, como whisky ou conhaque, esse item é importante.

O método de envelhecimento traz notas de baunilha e caramelo ao sabor final da bebida. Quanto mais tempo dentro dos barris, mais sabor e coloração são adquiridos!

Método de envelhecimento

A bebida é envelhecida em barris de carvalho. Normalmente são utilizados barris de whisky americano que já foram usados somente uma vez, mas a regra diz que qualquer tipo de carvalho pode ser usado.

Outro aspecto importante para que possamos decidir qual a melhor tequila é que a etapa do envelhecimento não é obrigatória para uma bebida de qualidade. 

Existem classes do destilado que não são envelhecidas e que estão entre as melhores opções, e tudo depende da sua preferência e do ambiente de consumo da bebida.

Se você já leu nosso artigo de conhecimentos básicos sobre tequila, já sabe que a 100% agave é dividida em cinco classes.

Vem entender as diferenças entre elas, seguindo as normas do Consejo Regulador del Tequila (CRT), o órgão mexicano que é autoridade máxima no assunto:

Tequila Prata ou Blanco

Os destilados desse tipo normalmente não passam pelo processo de envelhecimento, apesar de poderem ficar em barril por até dois meses. 

Muitas tequilas do tipo prata são consideradas de altíssima qualidade.

Em 2017, a revista Forbes listou as 13 melhores tequilas para experimentar e marcas como Gran Centenario Plata e Don Julio Silver foram citadas, sendo exemplos de bebidas desta classe.

Esta classe do destilado, justamente por não ser envelhecida, tem um sabor menos amadeirado e mais limpo, perfeito para ser usado em coquetéis.

Para quem tem dúvida sobre qual a melhor tequila a escolher, essa classe pode ser uma boa opção para quem está começando a entender mais sobre o assunto.

Tequila Ouro ou Joven

Não se engane com o nome ouro: a categoria leva este nome por ter uma cor mais amarelada se comparada com a prata.

Este grupo exige um pouco de atenção para quem busca uma opção de qualidade.

Isso porque, segundo Clayton Szczech, a coloração característica do tipo ouro pode vir da adição de corante caramelo em casos de tequilas de menor qualidade.

Se você pensa em qual a melhor tequila para comprar, saiba que este tipo não é o mais puro que há no mercado.

Já no grupo das 100% agave, a classe ouro vem da mistura entre uma prata e um tipo envelhecido da bebida, que já possui coloração amadeirada.

Tequila Reposado

A classe Reposado são as bebidas que ficam de 61 dias a 12 meses envelhecendo em barris.

Elas costumam trazer um gosto suave de baunilha e caramelo, provenientes do carvalho queimado, e uma coloração amarelada.

Este tipo é perfeito para quem se pergunta sobre qual a melhor tequila para agradar amantes de bebidas com mais sabor, porém que ainda não conhecem muito sobre o universo dos destilados.

Tequila Añejo

Essa classe tem bebidas com no mínimo um ano de envelhecimento, portanto, são mais complexas no sabor, com notas amadeiradas intensas, de baunilha e aroma adocicado.

Normalmente só temos tequila 100% agave deste tipo, por serem produtos refinados e também mais caros. 

Elas são feitas para serem apreciadas lentamente, então nada de pensar em fazer shots com essa classe!

Tequila Extra Añejo

Este é o tipo mais caro e refinado do destilado, pois passa no mínimo três anos em descanso em barris.

A classe possui notas de carvalho bem marcantes e intenso sabor do agave. Ela harmoniza muito bem com sobremesas ao final de uma refeição.

 Teor alcóolico

Para descobrir o teor alcoólico de uma bebida, usa-se o aparelho densímetro. Quanto mais álcool tem o líquido, menor a densidade. 

O teor alcoólico das tequilas varia de acordo com o seu processo de envelhecimento e tipo de bebida. A maioria das bebidas mexicanas possui entre 38 e 40% de álcool.

Se você se interessa pelo assunto, confira nosso artigo sobre o teor alcóolico de diferentes bebidas famosas!

Tamanho da garrafa

A maioria das tequilas encontradas no mercado é vendida em garrafas de 750 ml. Este tamanho é o mais comum em outras bebidas também, como o vinho.Algumas marcas da bebida também oferecem outros tamanhos comercializáveis, que variam entre 50 ml e 1,75 L.

Para degustação, como aproveitar a melhor tequila?

Como existem algumas variáveis na hora de pensar em qual a melhor tequila para escolher, confira algumas dicas para tomar qualquer tipo do destilado mexicano como um profissional:

✔️ Esqueça o copinho de shot: sirva a bebida de pouco em pouco e em taças médias (como as de vinho branco). Isso faz com que o líquido se mantenha em temperatura ideal e oxigenado.

✔️  A oxigenação do líquido serve para ressaltar seus aromas e sabores. Gire a taça como se fosse misturar a bebida, e assim ela entra em contato com o ar.

✔️  Antes de beber a tequila de fato, dê sempre um primeiro gole pequeno. Assim, vem um sabor inicial mais forte na boca. Depois inspire um pouco de ar, dê um outro gole (esse sim para degustar o líquido) e solte o ar pela boca. 

✔️ Ao soltar o ar o sabor da bebida é amplificado e se torna agradável e suave.

Agora que você sabe as melhores dicas sobre o mundo de tequilas, aproveite para conhecer nosso drink de tequila, maracujá, limão e calda de agave!

Conclusão

Com vários tipos de bebidas no mercado cada vez mais crescente, fica difícil saber qual a melhor tequila. 

Mas sabendo reconhecer os pontos de atenção para uma bebida de qualidade e seus diferentes tipos e usos, a tarefa fica fácil.

O mundo das tequilas é muito rico e pode ser explorado sem medo, já que existem bebidas ideais para cada tipo de gosto e situação de nossas vidas!

 

Flávia Godoy
Ex guia turística apaixonada por viagens, cultura, papos-cabeça e bons drinks!

 

0 comentários

Deixe um comentário

Por favor, lembre-se de que os comentários precisarão ser aprovados antes de serem publicados