DE ONDE VEM A TEQUILA? ENTENDA COMO NASCEU A FAMOSA BEBIDA

DE ONDE VEM A TEQUILA? ENTENDA COMO NASCEU A FAMOSA BEBIDA

É comum termos a dúvida de onde vem a tequila e como ela surgiu, porque a bebida ainda é cheia de mitos e mistérios. 

Quem vê a tequila prontinha na prateleira ou no drink nem imagina o trabalho, o cultivo e as regulamentações que estão por trás da sua produção. Foram séculos de histórias para que o produto virasse o que é hoje!

O destilado tem rigoroso processo de produção e com uma matéria prima pouco conhecida no Brasil: o agave azul. Essa planta passa por vários processos até dar origem à bebida que tanto amamos.  

Se você quer aprender mais sobre esses processos e de quebra tirar suas dúvidas sobre a origem da tequila, siga com a gente!

Qual é a origem da tequila? 

Para quem se pergunta de onde vem a tequila, saiba que essa narrativa é super interessante e envolve diferentes civilizações mexicanas e períodos históricos, lendas e misticismo. 

Reza a lenda que a tequila nasceu do fogo, no topo do ¨Vulcão de Tequila¨, que é exatamente o que soa ser: um vulcão na cidade de Tequila, nome que deu origem à famosa bebida. Essa cidade fica no estado mexicano de Jalisco, região nativa da planta agave azul e de onde vem a tequila.

Segundo a lenda, o agave azul foi atingido por um raio e explodiu. Com isso, a tribo local dos náuatles provaram o doce néctar da planta e tiveram o primeiro contato com o que se tornaria a tequila.

Existem também diferentes versões da lenda de origem da planta agave. Uma delas fala que o agave cresceu no local onde foram enterrados os ossos de Mayahuel, deusa da fertilidade da mitologia asteca. Sendo assim, a doce seiva da planta seria o sangue da deusa.

Essa, inclusive, é nossa versão favorita e você pode conferi-la em detalhes no nosso post bem completo sobre a história da tequila.

Aos que preferem responder a pergunta ''de onde vem a tequila'' com fatos históricos, te entregamos um prato cheio: a bebida é derivada de uma produção muito antiga, de antes da colonização das Américas. 

Os nativos locais faziam uso da planta para ser fermentada, resultando em açúcar e em uma bebida alcoólica conhecida como Pulque, o precursor longínquo da tequila.

Mais tarde, após a conquista do México pelos espanhóis em 1519, foi introduzida a destilação na bebida. Nesta época, os espanhóis começaram a fabricar o vinho mezcal com o agave local, como uma alternativa ao vinho clássico europeu. 

O vinho mezcal definitivamente tem um papel muito importante para sabermos de onde vem a tequila, já que é considerado seu precursor direto, ou seu avô!

Esse novo destilado foi ganhando o coração dos locais, sendo mais popular do que o pulque. No século XVIII já se tem registros sobre poucas famílias produzindo suas receitas tradicionais, e a bebida como conhecemos hoje foi tomando forma.  

Mas foi só em 1902 que a tequila adquiriu sua definição oficial, quando uma mudança nas leis mexicanas obrigou os fabricantes a utilizar apenas o agave azul como matéria-prima para a tequila. A partir daí, a bebida passou a ser padronizada e de lá pra cá, foi cada vez mais aperfeiçoada.

Qual a matéria prima da tequila? 

Para quem se pergunta de onde vem a tequila de forma mais objetiva, segue a resposta: ela vem de uma planta chamada Agave tequilana weber ou agave azul, como é mais conhecida. Mas não pense que dá pra fazer tequila no jardim de casa, ok? A planta apenas se desenvolve em terrenos com clima árido ou em solo vulcânico, além de demorar muitos anos para crescer por completo. 

Tem agave azul no Brasil?

De uma forma geral, as plantas agave são cultivadas no Brasil para alguns fins, desde a formação de cercas vivas até exportação.

Apesar disso, o agave azul prefere regiões com altas altitudes, como as terras altas de sua terra natal de Jalisco, no México. A umidade e o frio também prejudicam muito o crescimento da planta.

Por isso, não costumamos encontrá-lo no Brasil. 

Como é a produção de tequila? 

Quer saber mais detalhes sobre de onde vem a tequila, desde a colheita da planta até a bebida chegar na prateleira? Se liga no passo a passo:

  1. Cultivo e colheita do agave

Você já sabe que a tequila é feita a partir do agave azul. Ele é colhido por profissionais chamados de jimadores, que cortam e removem as folhas e a raiz do agave. O que sobra da planta é a piña, sua haste que se parece com um abacaxi enorme. 

  1. Hidrólise

Fase em que os carboidratos da planta são quebrados (ou hidrolisados) para se transformar em um tipo mais simples e fermentável de açúcar. O processo pode ser feito de forma térmica ou enzimática. 

  1. Extração

Hora de extrair o açúcar, quando a piña do agave é triturada e enxaguada para separar o açúcar das fibras.

  1. Fermentação

O líquido doce extraído do agave é chamado de aguamiel, que é diluído e bombeado para dentro de cubas ou tanques. É lá que as leveduras começam a fermentar o açúcar e transformá-lo no álcool da bebida.

  1. Destilação

Esse processo separa o álcool etílico da água, partes sólidas e outros elementos indesejados. A tequila pode ser destilada em alambiques (como a cachaça) ou em modernas colunas de destilação. 

  1. Envelhecimento

Para se fazer tequilas envelhecidas é necessário utilizar barris de carvalho. São os barris que trazem notas como baunilha e caramelo ao sabor final. Quanto mais tempo dentro dos barris, mais sabor e mais coloração são adquiridos!


Para ler todo o processo em detalhes, acesse o nosso artigo sobre o processo de produção da tequila


Tipos de tequilas

PRATA (PLATA) OU BLANCO

OURO (ORO) OU JOVEN

REPOSADO

AÑEJO

EXTRA AÑEJO

É geralmente envasada logo após a sua destilação, ou seja, não passam pelo envelhecimento; mas pode ficar em contato com o carvalho por até dois meses. 

Essa categoria pode ser apenas uma bebida do tipo prata em que se adiciona sabor e corante caramelo. Em casos de 100% agave, trata-se de uma mistura entre uma prata e outra classe da bebida, que já possui uma coloração amadeirada

Ficam de 61 dias a 12 meses em descanso em barris de carvalho

Bebidas com no mínimo 1 ano de envelhecimento. Normalmente são 100% agave

Passam no mínimo 3 anos em descanso em barris


Agora que você sabe de onde vem a tequila, aproveite para conhecer nosso drink de tequila, maracujá, limão e calda de agave!


Conclusão

Como você viu, por trás dessa bebida mexicana maravilhosa existe muita história e muito trabalho para que ela chegue no seu copo. 

O agave azul, matéria prima da tequila, deve ser cultivado, colhido e passa por um rigoroso processo de produção. Todo esse processo foi estabelecido depois de séculos de cultivo e consumo da planta pelos povos primitivos do México, até chegar no aperfeiçoamento da produção. É por isso que a bebida está na cultura e no sangue do país.

Para quem se perguntava de onde vem a tequila, todo esse conhecimento ajuda na hora de apreciar uma boa bebida.

Afinal, poucos produtos no mundo tem essa mistura de história e mitologia, o que dá um toque especial ao nosso destilado favorito!

 

Flávia Godoy

Ex guia turística apaixonada por viagens, cultura, papos-cabeça e bons drinks!

0 comentários

Deixe um comentário

Por favor, lembre-se de que os comentários precisarão ser aprovados antes de serem publicados