TIPOS DE TEQUILA: CONHEÇA AS VARIAÇÕES DA BEBIDA

101 - Conhecimento Básico sobre Tequila

Até mesmo para amantes e conhecedores de destilados, é comum que particularidades dos tipos de tequila que existem no mercado não sejam muito claras.

Apesar do drink mexicano ser cada vez mais popular, pouco se entende sobre ele, fazendo com que muita gente nem saiba que existem variações da bebida quanto a formas de produção, sabores e jeitos para curti-la.

E olha que a popularidade não é pouca: a tequila vem aumentando cada vez mais sua produção e exportação. Segundo o jornal mexicano El Economista, a produção cresceu ​​40.9% no último ano, batendo o recorde de 527 milhões de litros.

Em parceria com Clayton Czech, expert em tequila e fundador da empresa Experience Agave, trouxemos algumas informações básicas para você poder falar com propriedade sobre o destilado em qualquer grupo! 

O QUE É TEQUILA?

Primeiro de tudo, vale entender o que é exatamente essa bebida. No México, produz-se uma bebida alcoólica chamada mezcal, feita a partir da destilação de pinhas de plantas da família agave.

As pinhas ficam embaixo da terra e têm que ser cozidas para liberar açúcar, que é destilado até virar álcool. O mezcal pode ser feito a partir de 30 espécies diferentes de agave, e quando esta bebida é feita a partir de um tipo específico da planta, o Agave tequilana Weber - conhecido como agave azul, ela recebe um nome diferente e se torna a nossa amada tequila.

A tequila é o mezcal mais conhecido no mundo e, assim como o Scotch, o Cognac, o Champagne e a cachaça, é uma bebida chamada de "Denominação de Origem".

Isso significa que, legalmente, ela só pode ser produzida em determinadas regiões. A maioria dessas regiões está no México, como todo o estado de Jalisco e partes dos estados de Guanajuato, Michoacán, Nayarit e Tamaulipas.

Ou seja, não existe tequila feita no Brasil, ela tem que ser importada de alguma dessas regiões. Mas quem é que garante que tudo isso seja respeitado?

REGRAS & REGULAMENTAÇÕES DA TEQUILA

Este é, possivelmente, o destilado mais regulamentado do planeta (afinal, com coisa boa, não se brinca). Ele é dividido em categorias e classes e possui muitas regras de produção que são definidas por uma NOM (Norma Oficial Mexicana), ou um conjunto de regulamentações estabelecido pelo governo do país.

Essa norma é interpretada e aplicada pelo CRT (Consejo Regulador de Tequila), um órgão mexicano que trabalha exclusivamente com o monitoramento de todo o processo de produção da tequila, desde a plantação das mudas de agave azul até o engarrafamento do produto final.

Este órgão também testa e armazena amostras de todos (sim, todos) os lotes de produção do destilado. Ou seja, o CRT é basicamente o Big Brother da tequila, que vê tudo.

CURIOSIDADE: VOCÊ SABIA QUE A QUETZALLI É A PRIMEIRA E ÚNICA MARCA BRASILEIRA RECONHECIDA PELO CRT ATUALMENTE? 
Caso queira saber mais, o link das marcas certificadas pelo CRT no exterior está aqui. Nosso nosso registro é CAE-177-BRA-2018

QUAL É A ORIGEM DA TEQUILA?

Essa bebida dos deuses mexicanos tem origem muito antiga, desde antes da idade média. Acredita-se que os nativos da região de Jalisco, no México, já fermentavam a planta do agave para criar o pulque, bebida precursora da tequila.

Com a chegada dos espanhóis colonizadores que trouxeram novas técnicas, o agave passou a ser destilado e foi ficando cada vez mais parecida com a bebida que temos hoje.

Se você curte narrativas e quer mergulhar no mundo do destilado mexicano desde sua origem, não perca nosso artigo completíssimo sobre a história da tequila.

QUAL É A MANEIRA CORRETA DE SE TOMAR TEQUILA?

Tem muita gente que não sabe, mas o shot não é o único jeito de tomar a bebida, e isso serve para todos os tipos de tequila. 

Quando ela é de qualidade e te agrada, pode ser tomada de gole em gole e apreciada como qualquer outro destilado. No México, inclusive, tradicionalmente é utilizado um copo chamado caballito, feito para tomar todos os tipos de tequilas devagarinho.

Se você curte tomar bebidas em shot, também não tem problema! O importante é ser feliz com sua bebida! Para aprender mais curiosidades sobre maneiras de tomar tequila, confira o artigo ¨Consumo de Tequila no Brasil: Estamos Fazendo Certo?¨.

TIPOS DE TEQUILA

Nem toda tequila é produzida da mesma forma. Basicamente, existem duas categorias do destilado:

101 - Conhecimento Básico sobre Tequila
TEQUILA 

Antigamente conhecida como mixto (lê-se "micsto", misturado em espanhol), é o destilado que possui uma mistura de tipos de açúcar, possuindo um mínimo de 51% provenientes do agave azul e o 49% restante  de outras fontes, como cana de açúcar, beterraba ou até frutose de milho. Estas são as mais básicas que encontramos no mercado com facilidade, como a Jose Cuervo Especial e a Sauza Silver e Gold.

101 - Conhecimento Básico sobre Tequila

TEQUILA 100% Agave

Para ser considerada uma tequila 100% agave, a única fonte de açúcares do destilado tem que ser o agave azul. Este tipo tende a ter mais sabor vegetal característico do agave, e tem menos chance de te deixar com aquela ressaca braba no dia seguinte. Se você estiver afim de tomar uma tequila dessas, é só se atentar ao rótulo: só neste caso pode estar escrito 100% agave!

CLASSES DE TEQUILA

Além da questão dos açúcares utilizados, ainda há uma separação por classes, baseada no tempo de descanso do destilado e que vale para os dois tipos de tequila.

TEQUILA PRATA ou BLANCO 

É geralmente envasada logo após a sua destilação. De todos os tipos de tequila, é a classe mais tradicional e que mais tem aroma e sabor suave de agave cozido. Tradicionalmente sem envelhecimento, o líquido pode ficar em contato com carvalho por até 60 dias.

 

TEQUILA OURO ou GOLD 

Essa classe de tequila normalmente é do tipo mixto. Nestes casos, simplesmente é uma tequila blanco em que se adiciona sabor e corante caramelo, o que dá aquela cor amareladinha ao líquido.

No caso de uma tequila 100% agave, ela se torna ouro quando é uma mistura entre uma blanco e outra classe de tequila, que já possui uma coloração mais amadeirada.

 

TEQUILA REPOSADO   

Agora entramos nos tipos de tequila envelhecidas. As da classe reposado são as que passam no mínimo dois meses "descansando" em recipientes de carvalho, que podem variar desde barris pequenos a grandes tanques industriais. 

No seu auge, elas trazem um gostinho de baunilha e caramelo provenientes do carvalho queimado.

 

Patrón Añejo

TEQUILA AÑEJO

O nome vem da palavra año, que significa ano em espanhol. Elas precisam ficar ao menos 12 meses em barris de carvalho de no máximo 600 litros. Normalmente, os barris utilizados vêm de produções anteriores de whiskey e o resultado é uma tequila com sabor bastante complexo. 

Por motivos óbvios, esse tipo de tequila normalmente é o favorito entre os apreciadores de Scotch e whisky.

 

El Tesoro Extra Añejo

TEQUILA EXTRA-AÑEJO

Entre os tipos de tequila, essa engloba as ultra envelhecidas, que passam no mínimo três anos em barris de carvalho de no máximo 600 litros. As notas de carvalho são bastante marcantes e o aroma e sabor do agave são intensos. 

Por conta do clima árido das regiões produtoras da bebida, os barris perdem uma grande parcela do álcool (que evapora através dos poros da madeira), dando origem assim à classe mais cara de tequila.

 

Cazadores Añejo Cristalino

TEQUILA CRISTALINO

São tequilas añejo ou extra-añejo que passam por um processo de filtragem de carvão. Isso faz com que elas fiquem como uma mistura dos tipos de tequila, porque são transparentes como as blanco, mas com todos os aromas e sabores da bebida envelhecida em barris.

Ela foi desenvolvida pela primeira vez pela Don Julio, uma das mais tradicionais produtoras de tequila do México, em comemoração aos seus 70 anos. A Cristalino é a categoria que mais cresce hoje no México e vem conquistando o coração dos millennials, especialmente das mulheres. 

É um tipo de tequila que combina notas de caramelo, baunilha e carvalho dos barris, com o frutado e o floral de uma versão blanco.

Agora vem uma dica boa na hora que bater a dúvida sobre qual dos tipos de tequila você vai escolher. 

Você já deve ter visto em algum canto do país, uma bebida similar à tequila a um preço bem acessível. Preste muita atenção nesse caso, porque muitas vezes ela não é uma Tequila, e sim, um aperitivo de agave
Tequiloka

APERITIVO DE AGAVE

Aperitivos de agave nada tem a ver com tequila! Apesar de muitas marcas usarem nomes que remetem à bebida tradicional mexicana, são na realidade bebidas mistas, feitas a partir de álcool neutro adicionado de aromas ou extratos de agave (que não precisam ser nem da espécie Agave weber Tequilana). 

Este tipo de bebida pode trazer confusão para quem consome, que acredita que é uma tequila produzida no Brasil, por exemplo. Mas não se engane, no Brasil não se pode produzir tequila e, a única marca que tem autorização para produzir produtos à base de tequila por aqui é a Quetzalli!

E se você se interessou em conhecer esse produto, aproveite para conhecer nosso drink de tequila, maracujá, limão e calda de agave!

QUAL É A TEQUILA MAIS CONSUMIDA NO MÉXICO?

Segundo publicação de 2022 do site Statista, o tipo prata da tequila representa quase 50% das vendas no México em 2021, sendo o mais consumido no país.


QUAL É A TEQUILA MAIS CARA DO MUNDO?

Trata-se da luxuosa Tequila Ley. 925 Diamante, cujo valor de mercado chegou a $3.5 milhões de dólares, de acordo com o fabricante.

A garrafa da bebida até entrou para o livro de recordes da Guinness. Ela contém platina e diamantes e foi preenchida por Tequila 100% agave envelhecida por 7 anos. É muito luxo!

CONCLUSÃO

Sabemos que no Brasil ainda rola muito preconceito relacionado ao consumo de tequila, muitas vezes por causa de uma experiência traumática que se teve em tempos de faculdade. Ou simplesmente porque muita gente nem sabe sobre a quantidade de tipos de tequila e suas especificidades, e acha que todas elas são iguais. 

Por isso, a nossa proposta é mostrar algo totalmente diferente: um drink delicioso feito com uma tequila de qualidade e que pode ser degustado puro, em drinks ou do jeito que você preferir. Essa é a graça da Quetzalli!

 

Clayton Szczech

Consultor de Tequila da Quetzalli

Clayton é especialista na cultura de destilados de agave e acredita que os mesmos devem ser bebidos aos poucos e degustados, assim como sua história e cultura devem ser absorvidas e apreciadas. Logo após imigrar para o México, começou a explorar e provar o universo da tequila em casa. Em pouco tempo se apaixonou pelo assunto, sempre buscando e pesquisando tudo a respeito da bebida.  É certificado como "Experto en Tequila" e é o único não mexicano a receber a certificação "Double-T" do CRT. Em 2008, pautado em sua própria experiência, Clayton fundou a Experience Agave, empresa que une sua paixão pela tequila, pela hospitalidade e pelo storytelling, sendo a primeira marca de boutique dedicada a promover a história e tradição dos destilados de agave (tequila, mezcal e raicilla) através de experiências de tours imersivos e educacionais.

4 comentários

  • Quetzalli em

    Julio, ficamos feliz que você gostou da nossa matéria! Realmente, aqui no Brasil temos poucas opções de tequilas…

    Sergio, sentimos muito que ficou ofendido com a nossa tentativa de utilizar uma linguagem neutra de gênero. Entendemos que a regra do idioma oficial é diferente, mas levamos em consideração também o contexto social em que vivemos e também como queremos nos posicionar em relação a alguns assuntos! Esperamos que compreenda ;)

    Luciana, adoramos saber que você aproveitou a nossa matéria e que esse conhecimento foi útil para você!

  • Julio em

    Uma matéria muito esclarecedora! Não sabia que tinha tantos tipos de tequila, é uma pena que não vejo tantas opções no Brasil.

  • Sergio Geraldo Finazzi em

    Amigues? AMIGUES? Empresas sérias comunicam-se com seu mercado obedecendo as regras do idioma oficial. No caso, o português.. Certo, caros amigOs da Quetzalli

  • Luciana Pacheco em

    Ameiiii a matéria. Me esclareceu muitas dúvidas. E agora tenho um conhecimento melhor sobre esta bebida rica em sabor e cultura

Deixe um comentário

Por favor, lembre-se de que os comentários precisarão ser aprovados antes de serem publicados