O QUE É BARTENDER E QUAL SUA FUNÇÃO – Quetzalli

O QUE É BARTENDER E QUAL SUA FUNÇÃO

Hoje vamos te apresentar em detalhes o que é bartender e como esse profissional responsável por preparar bebidas e coquetéis para convidados é extremamente importante em bares, baladas, eventos e até hotéis.

Afinal, o seu serviço não se restringe a somente preparar as bebidas, há profissionais que usam diversas estratégias para chamar a atenção enquanto preparam a bebida, envolvendo e entretendo os convidados.

É o caso dos bartenders que fazem mágicas, malabarismos ou até mesmo aqueles que fazem sair fogo de um pequeno copo de bebida! 

Isso tudo é feito porque, além de servir bons drinks, o bartender também tem a missão de animar as pessoas que vão até o bar e, consequentemente, aumentar as vendas das bebidas.

Assim, ao longo deste artigo, vamos esclarecer o que é bartender e nos aprofundar nessa profissão, para caso você tenha interesse em se tornar um ou contratar um, você tenha todas as dúvidas sobre essa profissão desvendadas.

Vem com a gente!

O que é Bartender?

Para entender o que é bartender, vamos primeiro a tradução dessa palavra.

Traduzindo ao pé da letra, bartender significa garçom. Essa palavra é a junção de bar e "tender", que significa cuidar.

Sendo assim, a origem da palavra diz respeito ao responsável, vigia ou guardião do bar.

Mas o termo bartender, na prática, vai além da definição de garçom, afinal, ela se trata do colaborador que não apenas atende os clientes de um estabelecimento que vende bebidas.

O bartender coloca a mão na massa e prepara diversos drinks, faz misturas, explora sabores com especiarias e entende dos paladares para bebida de inúmeros países.

Mas a resposta para o que é bartender não é apenas isso!

Esse profissional também é um showman, pois enquanto prepara os drinks, ele costuma performar e esbanjar carismas aos consumidores, para agradar aqueles que frequentam o estabelecimento em que ele trabalha.

Não entendeu muito bem essa parte? Então calma, que adiante nós estendemos a explicação do que é bartender, entrando em detalhes do que ele faz!

O que faz um Bartender?

Como já demos um spoiler acima, o bartender é um profissional que prepara bebidas para os convidados de um evento ou local, como bar, balada, hotel, restaurante e afins.

A sua atuação envolve a organização de todos os itens de preparo de uma bebida, desde utilização de itens para fazer uma mistura, inserção de frutas, da bebida alcoólica certa, de sucos, refrigerantes e a escolha do corpo certo para cada drink.

E nós falamos que o barman também tem um papel de showman, certo?

Isso porque alguns bartenders, enquanto preparam os seus drinks, adoram envolver o convidado com um show.

Esse show geralmente envolve malabarismo, mágica, fazer sumir e reaparecer algo no bar, pirotecnia (usar fogo em uma apresentação) e muito mais.

Qual a diferença de Bartender e Barman?

Mesmo sabendo o que é bartender, é comum surgir a dúvida de qual a diferença dele para um barman.

Em linhas gerais, o que difere esses dois profissionais são as regras de vestimenta e público que eles atendem

Um barman costuma usar uma roupa clássica, enquanto o bartender se veste de maneira informal, ou seja, mais descontraída.

E isso ocorre justamente porque o barman exerce as suas atividades em locais como navios e hotéis, com um público com mais poder aquisitivo, por isso essa exigência na hora de se vestir.

Além do mais, existem duas classificações de bartenders: os clássicos e os free style. Entenda melhor a definição de cada um abaixo!

Bartender Clássico

Os bartenders clássicos geralmente são jovens que trabalham em baladas, festas e eventos.

As suas bebidas não costumam ser difíceis de preparar, diferente das dos barmans, que normalmente são mais elaboradas.

Portanto, o bartender clássico trabalha de uma forma mais simples, se responsabilizando por geralmente ajudar eventos com muita rotatividade.

Justamente por isso o bartender clássico é mais indicado para eventos com muitas pessoas, com bebidas já estabelecidas em um cardápio e não personalizadas.

Bartender Free style

Assim como a categoria de bartender clássico, o bartender free style também tem mais jovens atuando.

A diferença é que aqui eles adicionam as apresentações como showman, como falamos que geralmente acontece.

Então, a função do bartender free style, além de servir os convidados, é divertir o público com algum entretenimento durante a preparação da bebida.

Esses entretenimentos costumam ser magia, uso de chamas com fogo, malabarismo e muito mais.

Que bebidas o bartender prepara?

Em relação a preparação de bebidas, o bartender precisa estar pronto para saber fazer todas as que estejam listadas no cardápio da festa ou evento em que ele estiver atuando.

Aqui entra de tudo um pouco: bebidas com suco, refrigerante, drinks com gin, cervejas, caipirinhas, sangria, mojito e por aí vai.

E por ser uma profissão tão lúdica e livre, o bartender também tem o poder de criar drinks, conforme for explorando esse universo, ou fazer releitura de drinks famosos.

Se interessou pela opção de fazer releituras? Então confira 6 releituras de drinks clássicos que você pode fazer com Quetzalli clicando aqui.

Quais as áreas de atuação do bartender?

Está gostando de entender mais a fundo o que é bartender? Então agora vamos entrar na questão das áreas de atuação.

O bartender pode escolher entre trabalhar como freelancer ou fixo.

Os bartenders freelancers atuam em casamentos, confraternizações como happy hour e formaturas.

Eles geralmente são requisitados por empresas de buffet ou empresários que têm o seu próprio bar.

Já os bartenders fixos atuam em lugares como restaurantes, hotéis e bares.

Áreas turísticas também costumam ter bartenders fixos, como no caso de cruzeiros. Mas atenção neste ponto, pois aqui eles costumam exigir que os profissionais falem outros idiomas.

Qual a média salarial do bartender?

O Glassdoor, um portal de recrutamento, apontou que a média salarial de um bartender no Brasil é de R$1.996,00.

E os lugares que mais contratam esses profissionais, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), são: Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Esses locais também têm os melhores salários para os bartenders.

Quais são as habilidades de um bartender?

Sabendo o que é bartender, fica claro que as suas habilidades, sem dúvidas, envolvem o preparo de coquetéis, entendendo tudo sobre os drinks e os seus acompanhamentos.

Aqui, conhecer sobre a origem de bebidas e a sua tradição nunca é demais, além de saber as principais características das marcas de bebidas.

Mas além disso, o bartender também precisa ser habilidoso com a limpeza, organização, rapidez de atendimento e qualidade de serviço do bar.

Então, podemos citar que um bartender habilidoso tem:

  • um bom currículo, com experiências comprovadas como bartender;
  • boas habilidades de comunicação;
  • habilidades de entretenimento;
  • capacidade de se manter organizado;
  • facilidade para lidar com eventos cheios;
  • conhecimento em como servir drinks.

No mais, um bom bartender tem noções aguçadas de agilidade, memória e quantidade, para não errar os pedidos dos clientes.

E é claro, álcool e clientes podem gerar problemas, então, o bartender também precisa ter habilidade para lidar com os excessos dos embriagados que passam dos limites.

Qual a formação desejada de um bartender?

A formação de um bartender pode ser em cursos específicos para aprender mais sobre o preparo de bebidas, como um curso de coquetelaria.

Os cursos para bartenders costumam ensinar sobre as características das bebidas, como o teor alcoólico, aromas, cores e afins, além técnicas de preparo e conhecimentos sobre os materiais para produção.

Porém, é comum que muitos bartenders aprendam bem a exercer a função apenas acompanhando um profissional com mais experiência, prestando atenção em suas técnicas para preparar uma bebida.

Além do mais, ao buscar por uma formação para ser bartender, é preciso ter em mente que só é possível atuar nessa modalidade tendo mais de 18 anos.

Afinal de contas, o bartender lida com bebidas alcoólicas em seu cotidiano e é preciso ter muita responsabilidade.

Precisa de um para seu evento?

E aí, gostou de conhecer mais sobre o que é bartender? Está em busca de um para o seu evento?

Como você viu, o bartender ideal para um evento precisa, antes de tudo, ter habilidades no preparo de bebidas. Isso já é mais do que metade do caminho andado.

Mas ele também precisa agradar os clientes que estarão em seu evento, ou seja, ser atencioso, tirar dúvidas sobre drinks e o cardápio.

Se ele for um showman, isso é ainda melhor, pois ele poderá performar enquanto serve os convidados.

E para o seu evento ser um sucesso, além de um bom time de bartenders, você pode contar com a Quetzalli.

Nós temos estrutura própria para marcar presença em seu evento e agregá-lo com diversas temáticas, incluindo ações móveis, bares e outras intervenções!

Para saber mais, basta acessar nossa página de eventos clicando aqui.

Se você gostou de saber mais sobre a profissão bartender, continue pelo nosso blog e acompanhe nossas novidades!

CONCLUSÃO

Neste artigo, a nossa missão era esclarecer o que é bartender, logo, explicamos que este é um profissional que atende clientes em um bar e prepara diversos drinks, faz misturas e explora sabores com especiarias.

Ele também pode ser um showman, ou seja, pode performar mágicas ou malabarismos enquanto faz os drinks, para divertir e fisgar o público do estabelecimento em que trabalha.

Os bartenders que fazem essas performances costumam ser chamados de free style, enquanto os que não fazem são enquadrados na categoria de bartenders clássicos.

E como você viu, existem diversas curiosidades que giram em torno de o que é bartender, mas de maneira geral essa profissão é divertida tanto para quem atua, quanto para quem é servido por esses profissionais!

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Buscar nosso site

Carrinho de compras