TEQUILA NO MÉXICO: HISTÓRIA, TURISMO E COMO COMPRAR A BEBIDA

TEQUILA NO MÉXICO: HISTÓRIA, TURISMO E COMO COMPRAR A BEBIDA

Tequila no México: história, turismo e como comprar a bebida.

Tequila é coisa séria aqui na Quetzalli. Sabemos que o destilado mais famoso do México vai muito além de uma simples bebida e gostamos de sempre trazer um pouco mais sobre sua origem que se integra à história mexicana.  Hoje, vamos levar você a uma jornada até o local de produção da tequila, a cidade mexicana chamada “Tequila”. Então, não vá embora sem conhecer as atividades turísticas relacionadas à tequila no México!

Qual é a origem da Tequila?

 

A bebida é produzida a partir do Agave tequilana Weber, uma espécie vegetal também conhecida como agave azul. Cada Agave, que pode chegar a pesar cerca de 40 quilos, demora de 7 a 10 anos para amadurecer e pode render até 10 litros de tequila. Pois é, essa história de ser feita de cacto é um grande mito sobre a tequila

A plantação do Agave encontra as condições de clima e solo perfeitas em uma pequena cidade do México, que, não a toma, se chama Tequila. A 67 quilômetros de Guadalajara, a cidade é coberta por campos de agave azul, onde o trabalho dos jimadores começa muito cedo. 

A produção nas fábricas de tequila é diária, e muitas delas ficam abertas para visitação. É possível encontrar, inclusive, fábricas que praticam a fermentação da matéria-prima da tequila da mesma forma que os espanhóis começaram nos séculos XVI e XVII. Além de visitas às fábricas, em Tequila, também estão restaurantes típicos que servem pratos tradicionais da cultura mexicana.

 

Quais são as principais atividades turísticas que envolvem a tequila no México?

 Se você está planejando sua próxima viagem internacional, estude a possibilidade de visitar Tequila, no México, e vivenciar as principais atividades turísticas da região. A cidade de origem deste destilado que está nas principais baladas do mundo também conta com excelentes pontos turísticos.  Quer algumas pistas do que vai encontrar por lá? Confira logo abaixo.   

Conhecer campos de agave e destilarias

Nas visitas guiadas aos locais de produção da tequila, você pode aproveitar um passeio de trem para conhecer os campos imensos de agave azul, paisagem que recebeu o título de Patrimônio da Humanidade em 2006, pela Unesco. além de entender melhor como a tequila é feita.  A viagem de trem vai até as destilarias, e durante o caminho os passageiros também participam de degustação de coquetéis e snacks, tudo isso embalado por músicas típicas do México e garçons vestidos a caráter. No conhecido Tour a Tequila, a parada do trem acontece em La Rojeña, a destilaria mais antiga da América Latina, onde é possível conhecer de perto os campos de agave, as etapas da produção da tequila, as histórias e curiosidades envolvidas na produção local. Claro que, no final do tour, você pode aproveitar para fazer uma degustação do destilado. 

Visitar o Museu Nacional da Tequila 

Tequila no México: história, turismo e como comprar a bebida

No Museo del Tequila y el Mezcal (MUTEM), na cidade do México, os visitantes aproveitam o acervo, percorrem os corredores do Museu e podem se deliciar com as garrafas de tequila. Em uma visita guiada, os visitantes participam de uma sessão sobre a história da bebida e o seu processo de produção. No final da visita guiada, todos os participantes recebem doses de tequila, podem curtir os restaurantes, shows para turistas e adquirir iguarias nas lojinhas para guardar de lembrança quando voltam para casa. 

Saborear os pratos típicos

Você pode aproveitar os restaurantes locais para experimentar os pratos típicos do México junto com a tequila. A culinária mexicana, considerada, desde 2010, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, está entre as mais coloridas, acentuadas e aromáticas do mundo. 

Uma de suas características principais é a união dos elementos introduzidos na região pelos colonizadores espanhóis com os ingredientes pré-colombianos.  

É uma mistura deliciosa que está bem marcada na quesadilla, prato que une carne bovina e queijo - elementos introduzidos pelos colonizadores europeus - e o milho, que representa a influência tradicional dos pré-colombianos. Se você está em viagem pelo México e ainda não experimentou um burrito, nossa sugestão é que você vá ao restaurante mais próximo, pois esse é um dos pratos mais comuns no país. O burrito é uma espécie de panqueca recheada com queijo, carnes, feijão, tomate, chilli, entre outros ingredientes. Para as pessoas vegetarianas, uma boa pedida é o prato chamado Rajas Poblanas, que consiste em tiras de pimenta poblano misturadas com cebola, creme de leite, queijo e milho. O preparo é simples, e o prato está muito associado à tradição pré-colonial do México.

Como adquirir a melhor tequila mexicana no Brasil?

Antes de se planejar para visitar a cidade de Tequila, você pode experimentar a bebida sem sair do Brasil, pois é fácil encontrar no mundo virtual lojas do ramo. Difícil mesmo é saber diferenciar a boa tequila mexicana! Veja, logo abaixo, algumas dicas para adquirir a melhor tequila sem sair do Brasil.

Conheça os tipos de tequila

É importante ficar ciente de qual tipo de tequila você está comprando, afinal, as variações podem se diferenciar bastante no sabor. Ao comprar a bebida em uma loja física, fica mais fácil ler o rótulo ou simplesmente consultar um atendente. Na loja virtual, é preciso ficar atento a alguns detalhes para se virar sozinho. Existem basicamente cinco tipos de tequila. Elas se diferenciam de acordo com o tempo que permaneceram em barris. São elas: Blanco, Oro, Reposado, Añejo e Extra Añejo.

Tequila no México: história, turismo e como comprar a bebida

Saiba quais são as marcas consagradas

Para não sair por aí comprando qualquer tequila, priorize as marcas consagradas no mercado do destilado. A José Cuervo Reserva de la Família, por exemplo, é uma extra añejo com sabor caramelado. Caso a sua busca seja por uma bebida com um leve toque cítrico, nossa sugestão é a Gran Centenário Leyenda, uma añejo com um sabor suave. Outro bom exemplo é a Patrón, marca bastan

Experimente bebidas com tequila na composição

Além de ser consumida pura, a tequila faz parte dos mais diversos drinks, desde os mais fortes até os mais suaves. Você pode fazer ótimas receitas de drinks ou simplesmente comprar bebidas sofisticadas que usam o ingrediente. Se você já estava se planejando para fazer uma grande viagem, agora já tem uma ótima sugestão para onde ir! Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre a tequila no México, a sua história e as principais atividades turísticas para fazer no país. Já conhece a Quetzalli? O único drink brasileiro premiado duas vezes no World Premix Award 2020 tem tequila na sua composição. Venha saber mais sobre a Quetzalli!

 

0 comentários

Deixe um comentário

Por favor, lembre-se de que os comentários precisarão ser aprovados antes de serem publicados